Masculinidade tradicional prejudica homens desde a infância, diz Associação de Psicologia

Masculinidade tradicional prejudica homens desde a infância, diz Associação de Psicologia

Be first to like this.

This post is also available in: English Français Русский ไทย Українська

Masculinidade tradicional prejudica homens, é o que diz pesquisa da APA. E masculinidade pode não ser a coisa mais fácil de definir, mas a Associação Americana de Psicologia (APA) – que é a maior organização científica e profissional de psicólogos dos Estados Unidos – alerta que “masculinidade tradicional” em meninos é prejudicial na transição de sua vida adulta psicológica, bem como para a sociedade em geral.

Meses atrás, a APA lançou um documento de 36 páginas chamado “Guia APA para práticas de psicologia para meninos e homens adultos”. O documento elenca a discussão sobre masculinidade da Revista especializada Monitor on Psychology.

Você pode conhecer “masculinidade tradicional” pelo termo mais comum “masculinidade tóxica” – basicamente a ideia de que meninos e homens devem reprimir suas emoções, devem se opor à feminilidade, nunca devem parecer fracos e devem tentar parecer aventureiros, arriscados e talvez até violento quando “exigido”.

A APA descobriu que essa “masculinidade tradicional” na verdade limita o desenvolvimento psicológico dos homens, leva a conflitos e pode até “influenciar negativamente a saúde mental e a saúde física”.

Essa “masculinidade tradicional” (ou “masculinidade tóxica”) pode estar ligada a meninos e homens mais agressivos, misoginia e homofobia. Especificamente, essas noções de masculinidade “podem influenciar os meninos a direcionar grande parte de sua energia a comportamentos perturbadores, como bullying, provocação homossexual e assédio sexual, em vez de atividades acadêmicas e extracurriculares saudáveis”.

Isso, é claro, resulta em sérias consequências para todos. Basta olhar para essas estatísticas assustadoras sobre os homens: eles são quatro vezes mais propensos que as mulheres a morrerem de suicídio (que é uma estatística mundial); os homens são muito mais propensos do que as mulheres a serem presos e acusados de violência doméstica; e os homens cometem cerca de 90% de todos os homicídios (uma estatística dos EUA).

O que você entendo por masculinidade tóxica? Queremos ouvir sua opinião.

Related Stories

Musical "Naked Boys Singing!" segue temporada no Rio de Janeiro
J.K. Rowling e transfobia: por que a escritora de Harry Potter tem sido cancelada?
Romance “Armário Vazio Não Para em Pé” traz narrativa baseada em closes, corres e fatos verídicos
Quantcast