Golondrina
Golondrina

“A Golondrina”, peça inspirada no atentado do bar Pulse em Orlando, está em cartaz em SP

A Golondrina traz ao palco Tania Bondezan e Luciano Andrey no elenco, o texto narra o encontro transformador entre uma professora de canto e um novo aluno. Celebrada recentemente na Espanha e em Londres, peça é inspirada em um atentado terrorista nos EUA e discute a libertação e aceitação.

Atualmente em cartaz na Espanha (onde é estrelada pela atriz Carmem Maura), A Golondrina, do premiado autor barcelonês Guillem Clua, ganha uma montagem brasileira com direção de Gabriel Fontes Paiva e elenco formado por Tania Bondezan (tradutora do texto) e Luciano Andrey. O espetáculo estreia no dia 19 de abril no Teatro Nair Bello, no Shopping Frei Caneca.

Golondrina

A peça mostra o encontro entre Amélia, uma severa professora de canto, e o estudante Ramon, que a procura para melhorar sua técnica vocal com a intenção de cantar no memorial de sua mãe recentemente morta. A música escolhida tem um significado especial para ele e, aparentemente, também para ela. Apesar de sua relutância inicial, a mulher concorda em receber o jovem em sua própria casa e ajudá-lo e no decorrer da aula, os dois personagens vão revelando detalhes de seu passado que se entrelaçam como num quebra-cabeças.

O texto é inspirado diretamente no ataque terrorista homofóbico ao Bar Pulse, que aconteceu em Orlando (EUA), em junho de 2016, mas nele também ecoam as tragédias do bar Bataclan, em Paris (França), do calçadão em Nice, Las Ramblas de Barcelona. É uma tentativa de compreender a insensatez do horror, as consequências do ódio e as estratégias que usamos para que eles não nos destruam a alma. Quando Amélia e Ramon se conhecem têm dois caminhos a seguir: podem optar pelo ódio ou caminhar juntos. Ambos têm razões para causarem ainda mais danos além do que sofreram ou se reconhecer na dor um do outro para não permitir que vença o instinto animal.

O espetáculo trata de temas universais e isto é o que mais fascinou o ator Luciano Andrey. “O texto poderia se passar em qualquer grande cidade do mundo. Os temas que ele trata – sem maniqueísmos – são absolutamente pertinentes ao momento atual. Expõe o ponto de vista completamente distinto de dois personagens sobre determinado fato, mas sem julgamentos. Ambos têm razão em suas questões. Ao invés de assumir a posição de um deles, o autor propõe uma reflexão sobre a nossa capacidade de se colocar no lugar do outro e sermos empáticos, que acredito ser a chave para as mazelas humanas”, diz.

Golondrina

Sobre Guillem Clua

Nascido em 1973 em Barcelona, Guillem Clua é dramaturgo, roteirista e diretor teatral, formado em jornalismo pela Universidade Autônoma de Barcelona. Ele também morou em Nova Iorque e na Inglaterra, quando estudou na London Guildhall University com uma bolsa de estudos Erasmus. Clua baseia seu trabalho em suas experiências pessoais para abordar temas atemporais (como a questão da identidade) e contemporâneos (como a Guerra do Iraque). Suas obras têm trajetória internacional, tendo sido traduzidas para o inglês, italiano, alemão e francês. Entre os vários prêmios que o autor recebeu, estão o Butaca 2011, o Time Out 2013 e o Max 2017.

SERVIÇO

A Golondrina, de Guillem Clua, com direção de Gabriel Fontes Paiva

Teatro Nair Bello – Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – 401A – Bela Vista

Temporada: de 19 de abril a 09 de junho

Às sextas e sábados, às 21h; e aos domingos, às 19h

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$30 (meia-entrada)

Classificação: 16 anos

Duração: 90 minutos

Capacidade: 200 lugares

Informações: (11) 3472-2414

Comments are closed.